Pacientes do SUS enfrentam dificuldades para conseguir medicamentos para diabetes em Juiz de Fora
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Juiz de Fora, estão com dificuldade para conseguir medicamentos de graça para o tratamento do diabetes. Na Ouvidoria Municipal de Saúde, a principal reclamação é sobre a falta das fitas de medição da glicose, fundamental para evitar complicações da doença.
A mãe de Heloísa Batista é diabética, hipertensa e há dois anos também é paciente renal crônica. Todo o tratamento é custeado pelo SUS. O problema é que há dois meses ela não consegue mais receber as seringas para aplicação de insulina, nem as fitas de glicemia para fazer o controle, mesmo com todos os pedidos médicos em mãos.
É um drama parecido ao enfrentado pela mulher do operacional Geraldo Sales, que está há quatro meses sem receber a fita de glicemia no posto onde é cadastrada. Por isso ela não tem feito o controle da doença. Desesperado, ele registrou a reclamação na Ouvidoria. No último mês, chegaram ao local mais de 100 reclamações do mesmo problema.
De acordo com a Ouvidoria Municipal de Saúde as fitas de glicemia, seringas e até insulina começaram a faltar nos postos de Juiz de Fora em outubro e, desde dezembro, a cidade está desabastecida. A ouvidora diz que já notificou o estado, responsável pela distribuição, e também o município, que trabalha com gestão plena.
Porém, a situação não se restringe aos medicamentos para tratar diabetes. Segundo a ouvidora de Saúde, Edna Aparecida Rodrigues, nos postos também estão em falta medicamentos básicos para a hipertensão arterial, curativos como esparadrapo, gazes e até dipirona.
Fonte: Mega Minas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- Juiz de Fora poderá ter laboratório sobre violência
- Ação social comemora Dia das Crianças em Juiz de Fora
- Exposição Hipólito Caron chega ao Colégio Tiradentes, em Juiz de Fora
- Settra vistoria veículos de transporte escolar em Juiz de Fora
- Plano Municipal de Política de Proteção animal é lançado em Juiz de Fora