Mercado de maquiagem é amplo e crescente, afirmam profissionais de Juiz de Fora
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza. Uma das vertentes desse mercado é a maquiagem. Muitas pessoas estão recorrendo aos cursos técnicos, se profissionalizando, montando salões e até fazendo maquiagens em domicílio.
As salas de aula cheias refletem a realidade do mercado. De acordo com a professora Giselly Moreira Carmo, a procura pelo curso profissional de maquiagem tem sido crescente. Na turma, pelo menos metade dos inscritos nunca trabalhou na área, como a aluna Tatiane Spada, dona de casa que agora quer se tornar maquiadora.
O curso tem duração de dois meses. As três primeiras semanas são teóricas. O aprendizado que inclui geometria facial, tipos de pele, formas de identificá-los, além de tonificação e hidratação. Só depois o grupo começa a colocar tudo isso em prática. Um trabalho que exige habilidade manual, senso estético, criatividade, sensibilidade e facilidade para lidar com o público.
O salário do profissional geralmente depende do número de maquiagens realizadas. Na cidade de Juiz de Fora o preço de cada uma vai de R$50 a R$350. O mercado também é amplo: além da maquiagem social para festas, o profissional é requisitado em editorias de moda, desfiles, televisão e até teatro, inclusive com caracterização.
A profissão de maquiador é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, mas não é exigida formação. Mesmo assim, para chegar a um salão de beleza o certificado de participação em cursos é considerado um diferencial.
É importante conhecer linhas, produtos, as principais técnicas de composição de cores adequadas para o dia e para a noite. A maquiadora Joelma Reis trabalhou por quatro anos como autônoma, agora, faz parte da equipe de um salão.
E não basta saber maquiar. A atualização também é importante para quem quer crescer na profissão. O maquiador Anderson Melloni está há dez anos na área e nem por isso deixa de reciclar o conhecimento.
Fonte: Mega Minas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- O Blog de Juiz de Fora está no ar!
- Curso de Requalificação Profissional está com inscrições abertas para motoristas de táxis e permissionários em Juiz de Fora
- Inscrições abertas para a segunda Oficina de Teatro dos Médicos do Barulho em Juiz de Fora
- Inscrições para a Corrida da Fogueira estão abertas em Juiz de Fora
- ExpoFeira Agropecuária de Juiz de Fora acontecerá em outubro