Juiz de Fora poderá ter laboratório sobre violência
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013A criação de um centro de estudos específico para analisar a criminalidade local é uma das propostas do seminário “Violência Urbana em Juiz de Fora – O que deve ser feito?”, que será realizado pela Câmara Municipal nos dias 14 e15 de março, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/JF).
Inicialmente denominado Laboratório de Estudos sobre Violência Urbana, a proposta partiu do psicólogo, assistente social e advogado juiz-forano Jacob Pinheiro Goldberg, radicado na cidade de São Paulo, que é uma das principais autoridades convidadas para o evento. A implantação do laboratório seria responsabilidade conjunta da Câmara, da (OAB/JF), da UFJF e da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, que se uniram também para organizar o seminário. No entanto a gestão e o funcionamento do espaço ainda serão discutidos.
O encontro deve propiciar o debate sobre o aumento da violência e propor soluções práticas. “O seminário é o início do processo de revisão de uma tendência (de violência) que infelizmente ganhou corpo na cidade”, disse o presidente da Comissão de Segurança Pública, vereador Wanderson Castelar (PT). O evento será aberto ao público, mediante inscrições que ainda serão abertas.
“Vejo com bons olhos a Câmara, enquanto Poder Público, preocupada em discutir a violência e a segurança, e não empurrando isso para o Estado, como muitas vezes se faz. Isso é um dever e desafio das estruturas municipais. Achar que só as polícias vão cuidar da violência é um erro político crasso”, avaliou o pró-reitor de Extensão da UFJF, Marcelo Dulci.
O assessor da OAB/JF, Jorge Sanglard, classificou o seminário como um momento histórico para a cidade, por reunir entidades distintas, e destacou o caráter prático do encontro. “Temos é que interferir no que está acontecendo.” Entre os convidados a falar durante o seminário estão o prefeito Bruno Siqueira, o presidente da OAB-JF, Denilson Clozato, a editora da Tribuna, Marise Baesso, além de professores da UFJF, vereadores, secretários municipais e representantes das polícias Militar, Civil e Federal na cidade.
Fonte: Tribuna de Minas
Mais notícias sobre Juiz de Fora:
- Consumidor deve ficar atento ao contratar serviços autônomos, diz especialista de Juiz de Fora
- Sesc Juiz de Fora lança campanha de combate ao fumo, álcool e drogas
- UFJF recebe inscrições para o programa Vida Saudável em Juiz de Fora
- Inscrições abertas para a segunda Oficina de Teatro dos Médicos do Barulho em Juiz de Fora
- Projeto Sessão Cidadão exibe Crô – o filme em Juiz de Fora